Laudos e Relatórios Técnicos

Compartilhe

A importância de um laudo técnico deve-se à exigência de diversas instâncias do poder público, por certificadoras e companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.

Trata-se de um tipo de laudo pericial dos aspectos técnicos envolvidos em uma instalação elétrica e deve ser emitido por um Engenheiro Eletricista ou um Técnico em Eletrotécnica, registrado no CREA [Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura] com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Por esse motivo, é importante contratar uma empresa especializada em Engenharia Elétrica que poderá detectar superaquecimentos em conexões, cabos, transformadores e outros componentes que fazem parte da rede elétrica de todos os tipos de construções.

Em geral, o trabalho do Laudo Elétrico é composto do levantamento de carga de energia das instalações elétricas, verificação de suas condições gerais e emissão de parecer técnico com a conclusão da vistoria e indicação de melhorias e não-conformidades.

O relatório técnico de instalações elétricas trata de uma apresentação minuciosa do que foi observado em uma instalação elétrica. Nele estão contidas as informações, tais como resultados de medições, comportamento de máquinas ou equipamentos, condições da instalação, dentre outros, adquiridas através das análises realizadas nas perícias ou auditoria feita em determinada instalação, estrutura, área, etc.

O objetivo deste relatório é assegurar o bom funcionamento das instalações de forma a não oferecer riscos à empresa ou as pessoas que nela trabalham. Além de proporcionar documentação para que fique disponível para consulta e auxílio em manutenções elétricas. O relatório técnico de instalações elétricas prova ao trabalhador ou a um auditor ou perito que a mesma atende as normas legislativas e que todos os procedimentos executados ou definidos são seguros.

Dentre as normas vigentes, as mais importantes nesse quesito são apresentadas abaixo:

  • NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade, é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.
  • NR 12: Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil.
  • NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, é a norma que trata dentre outros importantes assunto do SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas). Esta Norma fixa as condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de estruturas, bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido.

Compartilhe

Mais Soluções

A melhor opção de energia solar fotovoltaica e economia para o seu imóvel.
Preparação da estrutura elétrica para atender à demanda de energia da instalação
Adequação à norma e proteção de pessoas, equipamentos e instalações contra descargas elétricas
Utilização dos conceitos e normas da Engenharia Elétrica para atender o desenvolvimento do setor industrial
Otimização e automação de processos, além de tecnologias à serviço do desenvolvimento do negócio

Receber Novidades

Fique por dentro das notícias e novidades da Clatt Engenharia. Cadastre-se!